sábado, 21 de maio de 2016

OCUPAR E RESISTIR!

   Vários estudantes da rede estadual de ensino do Ceará ocuparam escolas em apoio a greve dos professores pela questão do reajuste salarial. São 2 escolas ocupadas no Juazeiro do Norte, EEFM Presidente Geisel-Polivalente e EEFMD Maria Amelia Bezerra, e mais 2 no Crato, E.E.F.M José Alves de Figueiredo e o Liceu Pref. Raimundo C. Beserra de Farias. Eles reivindicam também melhorias na estrutura das escolas, aumento do valor da verba destinada ao cardápio da merenda – que atualmente é de R$ 0,31 por aluno -, além da implantação do passe livre e reforma na grade curricular.
   Em visita ao Polivalente, um dos estudantes que está na ocupação do colégio, ressalta a importância da vivência dos alunos nessa ocupação, que estão aprendendo e descobrindo como é dividir tarefas para organizar o espaço de forma coletiva, fazer comida com pouco material, limpar banheiros, etc. Ele disse que isso é muito importante para que possa ser valorizado o esforço do árduo trabalho dos funcionários (faxineira(o), cozinheira(o), porteira(o), professores(as), etc.) da escola, que além de não possuírem salários dignos, muitas vezes têm seu trabalho menosprezado.
   As escolas que estão ocupadas no Juazeiro e no Crato possuem uma agenda de atividades, que envolvem debates sobre determinados temas, cineclubes, oficinas e palestras realizadas por professores, coletivos e movimentos sociais que se solidarizam e apoiam a causa. A intenção do P@je é de contribuir na luta dos estudantes e professores, bem como compreender junto a eles que a educação pública de qualidade não é um favor que deve ser implorado aos nossos representantes, e sim um direito que não pode ser negado ou omitido a ninguém, sem qualquer tipo de discriminação, salvaguardado como dever do Estado de garanti-lo.






Fotos que mostram o sucateamento da Escola Polivalente no Juazeiro. 

TODAS as escolas estão precisando de material de limpeza e de higiene pessoal, comida e apoio.

VISITE, ENTENDA, REFLITA E APOIE.

Nenhum comentário: