domingo, 31 de janeiro de 2016

FÓRUM POPULAR DAS ÁGUAS DO CARIRI


     O Fórum Popular das Águas do Cariri é um espaço aberto composto por membros da sociedade civil, dentre entidades, movimentos sociais, coletivos e comunidades atingidas pelos impactos do projeto do Cinturão das Águas do Ceará – CAC. 
     O Fórum Popular das Águas do Cariri assume um discurso alternativo em relação à questão hídrica tendo a água como um direito fundamental e comum da humanidade e de todos os seres vivos. As propostas desse espaço estão em conformidade com documentos estabelecidos na Assembleia Geral da ONU, em 29 de julho de 2010, com o Fórum Alternativo Mundial da Água (FAME) e com a Política Nacional de Recursos Hídricos – PNRH.
     Entre os principais objetivos do Fórum Popular das Águas do Cariri estão: fiscalizar o CAC, desde o uso de recursos, pagamentos das indenizações, danos socioambientais, e o cumprimento das compensações ambientais; elaborar eventuais denúncias direcionando-as aos órgãos competentes; promover debates, intervenções e ações nas comunidades atingidas e em outros espaços; criar canais de comunicação estimulando fóruns regionais populares no Ceará.
     Para além do CAC esse espaço deseja aprofundar a reflexão e o debate de ideias, formulando propostas, articulando movimentos e trocando experiências que militem a favor de uma gestão de recursos hídricos ecológica, social e cidadã.
     Como missão não menos nobre o Fórum Popular das Águas do Cariri pretende:
  • Estimular comunidades atingidas por grandes obras a reivindicarem seus direitos;
  • Propor uma gestão a partir da real demanda, com uma divisão democrática e consoante com as propostas de convivência com o semiárido;
  • Questionar a noção de água como um recurso, uma mercadoria, exigindo que os grandes irrigantes e industriais sejam penalizados pelo desperdício, contaminação e poluição das águas.
  • Cobrar transparência em relação aos vultosos recursos destinados as grandes obras e suas outorgas;
  • Propor programas de recuperação de áreas degradadas, preservação de mananciais, cobrando a revitalização de aquíferos, saneamento, despoluição e descontaminação.
     O Fórum Popular das Águas do Cariri é um processo permanente de discussão que não se resume a documentar manifestações contrarias ao CAC, sendo responsável pela elaboração de propostas alternativas em relação à política de gestão hídrica.
     O Fórum Popular das Águas do Cariri é um espaço aberto, plural, diversificado, não religioso, não governamental e não partidário, devendo divulgar amplamente suas decisões de acordo com as deliberações.

Nenhum comentário: