É neste mês que temos a maior data da mulher proletária! O dia internacional da Mulher! A data, é recheada de um simbolismo que resgata a luta da mulher da classe trabalhadora.
![]() |
Mulheres em marcha por direitos. |
Apesar de estar bastante desvirtuada de seu propósito original, o dia 8 de Março remonta ao momento em que as mulheres operárias socialistas de Nova Iorque, cansadas de se submeter à rotina diária de exploração pelo patrão, deflagram greve ocupando a fábrica em que trabalhavam. O proprietário da fábrica "Cotton" enclausura as mulheres que ocupavam seu galpão e incendeia-o. Assim, foram assassinadas, queimadas vivas, 129 mulheres que lutavam contra o capital.
![]() |
Intervenção do coletivo Pretas Simoa |
Apesar das deturpações criadas pela mídia massiva, o dia 8 de Março para além das flores e dos comentários de parabéns é um dia de bastante ativismo político!
Em Crato-CE, as entidades governamentais e os coletivos feministas e de mulheres da região do Cariri organizaram ato político pelas ruas da cidade! Estiveram presentes: O Conselho de Defesa da Mulher Cratense, mulheres da Federação dxs Trabalhadorxs na agricultura do Estado do Ceará - Fetraece, Marcha Mundial de Mulheres, a batucada feminista do Levante Popular da Juventude, o coletivo RUA - Juventude Anticapitalista, o FEMICA e, em especial, as mulheres do Coletivo de Mulheres Negras do Cariri - Pretas SIMOA que durante a marcha problematizaram o feminismo branco, escancarando a necessidade de se pautar um feminismo plural que abarque as especificidades das mulheres negras!
O p@je entende que a cultura machista e patriarcal está diretamente relacionada ao sistema capitalista que permeia as relações fortalecendo a hierarquia entre os sexos. Nós nos opomos ferrenhamente à cultura patriarcal. Estamos certos de que para que haja de fato uma revolução socialista, esta deve ser antes de tudo feminista! Avante companheiras!
![]() |
Ato político na praça São Vicente em Crato - CE |
![]() |
Algumas das mulheres do p@je |
Seguiremos em marcha até que sejamos todas livres!
*Fotos retiradas do facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário