terça-feira, 27 de novembro de 2007

O P@JE e a GREVE



O P@JE e a GREVE


Estamos em mais uma greve na nossa universidade, a primeira durante o atual governo de Cid Gomes - PSB, que se diz NEOSOCIALISTA (???!!!). Este governo, na campanha, se propugnava de rompimento com a política de 20 anos de Tasso Jereissati. Parte do movimento docente e estudantil, ligados ao PT e PC do B, embarcou nessa. Final das contas, como era esperado, temos mais uma vez uma política terrivelmente danosa para as universidades estaduais do Ceará (URCA, UECE, UEVA).

Foi difícil construir o movimento que culminou na greve atual, pois aqueles setores que apoiaram a candidatura de Cid continuam formando a base de sustentação do governo, e no caso de nossa universidade, a URCA, para completar, integram a recém empossada reitoria (fruto de um processo de consulta, que teve embalo na onda CID). Essas pessoas, que historicamente participaram do movimento com bandeiras de esquerda, hoje trabalham para a desarticular, o que torna mais difícil as coisas. Ora, aqui no Ceará se repete o mesmo fenômeno nacional, o movimento docente e estudantil está cindido: uns continuam apoiando a política neoliberal de Lula e seus lacaios, como Cid Gomes, outros querem construir uma nova proposta.

O P@Je, como defende uma proposta de atuação emancipadora, revolucionária, obviamente não se exclui do contexto de lutas, e ESTÁ INTEGRANDO O COMANDO DE GREVE, porque a luta é contra a política NEOTUCANA dos esquerdistas de conveniência, como o senhor CID GOMES, e sua base petista e iguais. Achamos que momentos políticos como este servem para demonstrar que a teoria revolucionária que impulsiona a AJUP não se restringe ao trabalho nas comunidades, nos assentamentos etc. A intervenção na realidade, no contexto objetivo de luta tem que ser firme!!!

Acho que é fundamental se dizer, por exemplo, que PELA PRIMEIRA VEZ EM MAIS 39 ANOS OUVE PIQUETE DE GREVE NA FACULDADE DE DIREITO DA URCA (que fica num campus separado dos demais, e é mais antiga do que a universidade, que só tem 23 anos). Ouve batucada, apitaço, barulho, porque alguns professores (nas horas extras) não querem parar. INCLUSIVE A COORDENADORA DA NOSSA AJUP ESTÁ FURANDO A GREVE (ela é do PT), E NÓS NÃO A DEIXAMOS DAR AULAS!!!

Num momento como o atual, acho que esse é o papel da AJUP comprometida com a transformação da sociedade, com um modelo público de universidade. O REUNI já tem uma proposta doméstica: o governo do estado quer fazer “estatuintes” nas universidades estaduais para implantar o modelo do MEC. Somos contra o REUNI, OPOSIÇÃO A POLÍTICA DE CID GOMES E DE LULA PARA EDUCAÇÃO PÚBLICA. SOMOS SOCIALISTAS, COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS.


DANILO RIBEIRO

Nenhum comentário: